A E2C Europe, Associação Europeia de Cidades, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade, foi constituída legalmente em Heerlen (Holanda), no dia 4 de junho de 1999 como uma organização independente, sem fins lucrativos . Os principais objectivos da Associação são:
- organizar o intercâmbio e a transferência de experiências entre cidades e Escolas de Segunda Oportunidade, no âmbito do programa lançado pela União Europeia na sequência do Livro Branco;
- ajudar as cidades e outras organizações que pretendam criar uma Escola de Segunda Oportunidade:
- promover o conceito europeu de escolas de segunda oportunidade.
​
A rede europeia E2C Europe promove e garante o modelo europeu de escolas de segunda oportunidade, com um um conjunto de critérios orientadores comuns:
- Ambientes fortemente motivacionais que envolvem os jovens no desenho e desenvolvimento dos seus projectos de formação.
- Escolas alicerçadas numa responsabilidade social partilhada entre autoridades locais, organizações públicas, associativas e empresas.
- Ofertas educativas mais flexíveis e informais centradas nas potencialidades dos jovens, combinando competências básicas e formação prática em contexto de trabalho.
- Escolas que concedem um papel central à formação em novas tecnologias e à educação artística.
- Escolas de orientação vocacional onde os jovens descobrem os seus interesses e constroem os seus projectos de vida.
- Escolas integradas numa política mais ampla de regeneração urbana e reinserção social.
​
Desde o início deste programa europeu, desenvolveu-se uma partilha dinâmica de boas práticas entre cidades e escolas de segunda oportunidade, oferecendo oportunidades concretas de intercâmbio transnacional tanto para jovens como para formadores e outros técnicos. Foi este programa intenso de intercâmbio que esteve na origem da criação da rede europeia E2C - Europe. Anualmente a rede europeia E2C Europe promove um Encontro Europeu de Juventude, o Youth event, encontros de formação de formadores, os “Teachers meetings” e diversas actividades de mobilidade de jovens e profissionais e de cooperação entre escolas.
​
Desde 2008, ano da sua abertura, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (ESOM), é membro da rede europeia de Escolas de 2ª Oportunidade, E2C – Europe, integrando a sua direção desde 2012.
Mais informação - www.e2c-europe.org