Skeppsholmens Folkhögskola, escola sueca, de visita à E2OM
De 13 a 17 de maio, a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos recebeu a visita da Skeppsholmens Folkhögskola, uma escola sueca oriunda de Estocolmo. Na visita participaram 18 jovens e 2 profissionais, ao abrigo do Programa de Mobilidade Erasmus +.
Foi uma semana intensa de troca de experiências e de workshops conjuntos, em múltiplos espaços, dentro e fora da E2OM, em que foram dadas a conhecer as quatro áreas de intervenção estruturantes da ESOM (certificação escolar, artes, formação vocacional e desenvolvimento pessoal e social), assim como alguns dos dispositivos pedagógicos usados na nossa escola para promover a participação dos jovens no processo de construção/ produção de saberes.
Com o intuito de ouvir os jovens e de lhes dar voz, foi sendo construído ao longo da semana um Manifesto da Juventude, para a Europa e para o mundo “O Mundo onde quero Acordar Amanhã”, com base nos seus anseios, sonhos e preocupações relativamente ao futuro, que todos assinaram e ergueram como bandeira.
Estas mobilidades enriquecem a escola e os seus profissionais e permitem a reflexão sobre as práticas que nos orientam e nos guiam. A validação daquilo que fazemos é um estímulo para continuarmos o nosso modo de trabalho pedagógico centrado nos jovens e na relação que com eles estabelecemos.
Commentaires